/* ]]> */
Pular para o conteúdoO Transtorno Bipolar é muitas vezes pode ser de difícil diagnóstico, porque pode ser facilmente confundido com outros transtorno como a depressão unipolar, transtorno de ansiedade generalizada ou transtorno de personalidade boderline.
O diagnóstico assertivo, nessa situação, é de fundamental importância para que seja estabelecido o tratamento adequado. O conhecimento como combate ao preconceito também é muito importante, para o restabelecimento da qualidade de vida do paciente.
No processo de psicoterapia é fundamental nesses caso, pois esse é um tipo de transtorno que pode causar inúmeros inconvenientes na vida do paciente como um todo, começando pelas relações familiares e sociais conturbadas, dentre outro. É comum que junto com esse transtorno apresentem-se outras comorbidades como o abuso de drogas, transtornos alimentares, dentre outros.
A psicoterapia vem como uma intervenção onde auxilia o paciente a desenvolver estratégias internas de enfrentamento. Pois esse transtorno traz muito sofrimento psíquico, sentimento de inadequação constante, sentimento de impotência e descontrole sobre as próprias reações, são alguns sentimentos enfrentados por quem sofre com esse transtorno.
A boa notícia é que se bem diagnosticado e tratado, a pessoa consegue ter um aumento na sua qualidade de vida e consegue executar suas atividades rotineiras com autonomia.