/* ]]> */
Pular para o conteúdoA depressão é uma doença de causa multifatorial. Sabemos pelos manuais de saúde suas principais características e sintomas, entretanto, ainda é um diagnóstico que gera muitos questionamentos sociais, na maioria das vezes é incompreendido.
Questionamento como: “Nossa! Mas fulano tinha tudo, era bem de vida e ainda tinha depressão?”, “Mas isso só pode ser falta de Deus!”, “Não consigo entender como fulano estava sorrindo aqui com a gente e tinha depressão.”
Frases como essas só retratam tamanha desinformação e preconceito sobre o tema. A depressão tem um viés fisiológico que precisa ser tratada com medicação e tem outro viés comportamental que precisa ser tratado com a Psicoterapia e ser necessário com outros profissionais da saúde, visto que a causa é multifatorial, o tratamento, portanto, também deve ser multidisciplinar.
No processo de psicoterapia o que será trabalhado será os sentimentos, sensações, pensamentos, formar de vinculação e toda a história de vida da pessoa. Pois
já é comprovado cientificamente que a qualidade dos pensamentos impactam diretamente na forma como nos sentimos. É um trabalho personalizado à luz da Psicologia. Nesse trabalho o que iremos investigar e trabalhar serão os significados dos conteúdos da história da pessoa e como esses acontecimentos impactam em seu adoecimento.
Esses significados são únicos para cada pessoa. Por isso, a Psicoterapia é um trabalho individualizado amparado pelo sigilo ético, a postura de não julgamento do profissional. É um espaço de acolhimento e de expressão.
Se você sofre com depressão procure um profissional qualificado que possa te ajudar. Você não está sozinho!